PW Pladur / Pladur

Pladur

Pladur, também conhecido por gesso cartonado ou gesso laminado é um material muito usado na construção civil.

Muito utilizado em divisórias interiores e tetos-falsos, o pladur é composto em grande parte por gesso com uma pelicula de celulose de papel na superfície e apresenta algumas vantagens em relação á utilização de tijolos de cimento.

 

Vantagens:

O pladur, com espessura laminar e reduzida, permite um acabamento perfeito, feito os remates com massa de acabamento está pronto a pintar.

Este material é habitualmente utilizado com perfis e peças metálicas (montantes) que criam a estrutura onde se fixa o pladur. A elevada densidade e a baixa espessura das placas de pladur, associadas a isolamentos devidamente dimensionados, permite obter soluções de condicionamento e isolamento acústico altamente eficientes.

As características das paredes de pladur, em gesso, permitem a possibilidade de absorção da humidade em excesso até ao equilíbrio com o ambiente, regulando de forma natural o conforto termo higrométrico.

Apesar de ser menos sólido, quando comparado com os tradicionais tijolo e cimento, a utilização de pladur apresenta inúmeras vantagens, nomeadamente facilidade de manuseamento, baixo preço, rapidez na preparação e instalação, economia na sua utilização, acabamentos finais perfeitos, paredes mais finas, rápida reparação de paredes danificadas, elevadas características técnicas de isolamento térmico e acústico.

O teto falso possibilita a melhoria de um espaço de várias formas. Seja em termos estéticos ou no que diz respeito ao conforto acústico e térmico. Os sistemas de tetos falsos são uma opção cada vez mais considerada por arquitectos, podem ser aplicados em espaços tão diversos como habitação, escritórios, hospitais, restaurantes, salas de espetáculos, escolas, centro comerciais e outros.

Características técnicas:

O principal objectivo da instalação de pladur em divisórias interiores e tetos-falsos é a melhoria do espaço, tanto em termos da decoração, como das características de isolamento acústico ou térmico, da resistência ao fogo e humidade, principalmente no caso de reabilitações. Outra das vantagens da aplicação do pladur é que permite ocultar instalações técnicas, tais como tubagens de electricidade, condutas de ar condicionado, entre outras. 

No caso dos tetos falsos em gesso cartonado, têm a vantagem devido às suas propriedades hidrófugas, de actuar como regulador do clima, mantendo o grau de humidade em equilíbrio, 

O conforto térmico é normalmente obtido através da aplicação de uma camada de isolamento como lã de vidro.

© 2019 - PW Pladur - todos direitos reservados